Já fez LIKE no TVI Notícias?

Empresas cotadas perderam 55 milhões

Relacionados

Melhor desempenho do BCP e da EDPR impediu que a queda dos lucros do PSI20 fosse maior

As empresas cotadas na bolsa de Lisboa lucraram, no primeiro trimestre deste ano, 956 milhões de euros, menos 55 milhões que em igual período do ano passado, segundo contas do «Diário de Notícias», a partir dos resultados já apresentados por 16 empresas que integram o PSI20.

A descida foi de apenas 5,4% no total, já que apenas metade destas companhias viu o seu lucro subir e até bastante. Como o BCP ou a EDP Renováveis. Já do lado das maiores quedas estão a Galp Energia e a Sonae Indústria.

PUB

No caso do banco liderado por Carlos Santos Ferreira, este registou um crescimento de 625,9% nos seus resultados líquidos, fruto de resultados extraordinários. Ou seja, os 106,7 milhões de euros de lucros nos primeiros três meses do ano, acima das previsões dos analistas do mercado, incorporam o registo da valia apurada com a dispersão a novos accionistas do capital social do BCP Angola, no montante de 21,2 milhões de euros.

Os lcuros da EDP Renováveis aumentaram 87%, para quase 50 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, graças ao aumento da produção, que cresceu 40%, e da margem bruta, que subiu 27%.

Do lado contrário, a maior queda pertence à Galp Energia, que registou lucros de 49 milhões de euros, o que representa uma queda de 55% quando comparado com o mesmo período do ano anterior. O incêndio na refinaria de Sines foi a principal razão para esta performance menos boa da petrolífera.

Já a Sonae Indústria passou de 13 milhões de euros de lucros em 2008 para prejuízos de 40 milhões em 2009. O principal motivo prende-se com a queda das vendas de derivados de madeira decorrente da crise mundial, com a facturação a cair 7% nos primeiros três meses deste ano.

PUB

Relacionados

Últimas