Já fez LIKE no TVI Notícias?

EDP Renováveis lança 5ª feira pedra para parque eólico na Polónia

Relacionados

Servirá de plataforma para expansão do negócio na Europa Central e de Leste

A EDP Renováveis lança na quinta-feira a primeira pedra do futuro parque eólico de Margonin, o maior parque eólico na Polónia, com uma capacidade instalada de 120 megawatts (MW) e que entrará em funcionamento no final de 2009.

Com o lançamento desta primeira pedra, a EDP Renováveis entra em definitivo no mercado polaco da energia eólica, o segmento que lidera o crescimento do sector das energias renováveis na Polónia, avança a «Lusa».

PUB

O primeiro passo para a entrada da EDP na Polónia foi dado em Dezembro do ano passado com a aquisição da empresa Relax Wind Parks, por 54 milhões de euros.

A empresa detinha um conjunto de projectos eólicos com uma capacidade total bruta de 1.022 MW em diferentes fases de desenvolvimento.

Produção anual de 260 mil MW

O primeiro parque eólico, cujo início de construção é assinalado na quinta-feira, terá uma capacidade instalada de 120 megawatts e irá produzir anualmente cerca de 260 mil megawatts. O resto da capacidade a instalar na Polónia deve entrar em funcionamento entre 2010 e 2013.

A EDP deverá investir um total de mais de 1.100 milhões de euros no desenvolvimento dos projectos eólicos na Polónia, uma vez que o custo médio de construção por megawatt na Europa ronda um milhão de euros.

A Polónia é, como tem sido referido pela EDP, um dos países da Europa Central e de Leste com maior potencial de crescimento no sector das energias renováveis, tendo como objectivo que entre 2010 e 2014 cerca de 10 por cento da energia consumida seja de origem renovável.

PUB

A empresa portuguesa espera consolidar a médio/longo prazo uma posição de liderança no mercado polaco das energias renováveis, que detém apenas 200 MW eólicos instalados.

Porta de entrada para Leste

Segundo a empresa, a Polónia apresenta boas perspectivas de evolução do negócio, uma vez que dispõe de um quadro regulatório estável e favorável, com a obrigatoriedade de compra por parte das distribuidoras de toda a energia renovável a um preço determinado, de cerca de 31,40 euros por megawatts em 2007.

O país possui, além disso, boas condições de vento, com destaque para o norte do país, e a rede de transmissão de electricidade está a ser reestruturada no sentido de poder acomodar o crescimento expectável da procura e da instalação de parques eólicos.

O mercado polaco servirá ainda ao objectivo estratégicos da EDP de criar uma plataforma adicional de crescimento para a expansão do negócio das energias renováveis na Europa Central e de Leste.

As acções da empresa seguem a ganhar 0,14% para os 6,96 euros.

PUB

Relacionados

Últimas