Já fez LIKE no TVI Notícias?

Participada da EDP no Brasil reajusta tarifas em 12%

Relacionados

Medida traduz-se em aumento médio de 7,13% a partir deste mês

A participada da EDP no Brasil, a Escelsa, vai reajustar as suas tarifas em 12,17 por cento.

A medida surge depois da entidade reguladora do sector eléctrico (ANEEL) ter aprovado o índice médio do reajustamento anual das tarifas para o período entre Agosto de 2008 e Julho de 2009.

PUB

Segundo esclarece a EDP, e considerando os ajustamentos financeiros incluídos na tarifa do período anterior, de carácter não-recorrente, associados à recuperação de diferenças tarifárias de períodos passados, «o actual reajustamento tarifário traduz-se num aumento médio efectivo de 7,13% a aplicar às tarifas da Escelsa a partir de Agosto de 2008».

No processo de reajustamento tarifário anual, a ANEEL reflecte nas tarifas das empresas de distribuição a variação dos custos que estas incorreram nos doze meses anteriores. A fórmula de cálculo inclui a variação anual dos custos não-controláveis (Parcela A) e o ajustamento dos custos controláveis (Parcela B) à inflação (IGP-M) corrigida por um Factor X.

«Adicionalmente, são também reconhecidos ajustamentos financeiros que normalmente correspondem à recuperação, por um período de doze meses, de custos não-controláveis incorridos no passado e que não obtiveram cobertura tarifária», diz a EDP.

As acções da energética nacional encerraram a valorizar 0,93% para 3,25 euros.

PUB

Relacionados

Últimas