Já fez LIKE no TVI Notícias?

Escolas de condução em risco de falência

Relacionados

Candidato pode vir a poder fazer exame de condução sem ter aulas

A Associação Nacional dos Industriais do Ensino da Condução Automóvel (ANIECA) contesta a proposta que consta na Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária 2008-2015, que prevê que um candidato faça o exame de condução sem passar por uma escola de condução, refere o «Correio da Manhã».

Para Eduardo Vieira Dias, presidente da ANIECA, a medida, que está em discussão pública, vai tornar as escolas de condução praticamente desnecessárias, pondo em risco o emprego das cerca de sete mil pessoas que trabalham no sector.

PUB

Diz ainda o «CM» que, Eduardo Vieira Dias acredita que a medida em nada vai ajudar a reduzir a sinistralidade porque o problema não estão nas escolas mas nos exames de condução, onde, garante, o resultado é negociável. A ANIECA alerta para o facto de o exame de condução em Portugal 'não ser rigoroso' e propício à corrupção. Chegam-nos relatos de casos dos examinadores que pedem cem euros para garantir a aprovação, garante Eduardo Vieira Dias.

Medida já é realidade em vários países europeus

A medida agora proposta segue o exemplo utilizado em vários países europeus em que os candidatos podem conduzir antes de tirar a carta de condução desde que acompanhados por um tutor, para ganhar experiência e depois propor-se ao exame de condução sem nunca ter passado pela escola de condução.

Existem actualmente 1.070 escolas de ensino automóvel em Portugal, com 3.500 instrutores e cerca de 4.000 administrativos. Eduardo Vieiras Dias considera que esta medida 'é o fim' das escolas, porque não haverá dinheiro para manter as portas abertas.

PUB

Relacionados

Últimas