Já fez LIKE no TVI Notícias?

Ex-presidente do Lehman Brothers vende mansão à mulher por 10 dólares

Relacionados

Fortuna do casal ainda pode ascender a dezenas de milhões de dólares

O ex-presidente do banco Lehman Brothers Richard Fuld vendeu a sua mansão na Florida, comprada por cerca de 10 milhões de euros (mais de 13 milhões de dólares) há cinco anos, por apenas 8 dólares (perto de 10 dólares) à mulher Kathleen, informa o «The New York Times».

O casal Fuld comprou em Março de 2004 em Hobe Sound (Florida) uma propriedade pela qual pagou 13,75 milhões de dólares e que no passado 10 de Novembro foi adquirida por Kathleen Fuld pela simbólica quantia de 10 dólares, indica o diário nova-iorquino.

PUB

Fontes jurídicas na Florida citadas pelo jornal admitiram «que o banqueiro esteja agora a transferir as suas propriedades por recear processos judiciais por parte dos investidores ou uma possível bancarrota», avança a Lusa.

Fuld está a ser investigado pelas autoridades federais norte-americanas e já em Outubro passado compareceu perante o Congresso para determinar a sua responsabilidade na falência do Lehman Brothers.

O Lehman Brothers, um banco com 158 anos de história, foi uma das vítima fulminantes das hipotecas «tóxicas». Declarou falência em Setembro de 2008, quando não conseguiu o apoio da Administração do ex-presidente George W. Bush para financiar o banco com dinheiros públicos.

A transferência feita por Fuld poderá ser considerada fraudulenta pelas autoridades da Florida, que têm agora de avaliar se a nova proprietária pagou o suficiente pela mansão.

Segundo fontes legais consultadas pelo diário nova-iorquino, a nova proprietária poderá ter pago uma verba diferente pelo palácio.

PUB

«O selo dos impostos nas escrituras diz que foram pagos 70 cêntimos em impostos, o que sugere que (Kathleen Fuld) pode ter pago 100 dólares pela casa», acrescenta o diário.

«The New York Times» recorda que o ex-presidente do Lehman Brothers ganhou 34,4 milhões de dólares em 2007, embora a maior parte desse dinheiro resultasse da venda de acções da empresa que depressa perderam valor. Em 2008 o banco decidiu que Fuld não receberia o bónus anual como executivo.

Para recuperar liquidez, o casal começou a desfazer-se da sua multimilionária colecção de arte, mas ainda assim a sua fortuna poderá ascender a «dezenas de milhões de dólares», assinala o jornal.

PUB

Relacionados

Últimas