Já fez LIKE no TVI Notícias?

61 processos de despedimento colectivo afectam 968 trabalhadores

Relacionados

Região Norte liderou saídas de funcionários

Foram 61 os processos de despedimento colectivo iniciados no terceiro trimestre do ano, abrangendo um total de 968 trabalhadores, de acordo com o Boletim Estatístico do Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, citado pela «Lusa».

Deste total, 45 por cento ocorreram na região de Lisboa e Vale do Tejo, abrangendo 481 trabalhadores. Cerca de 62% dos trabalhadores que saíram das empresas no terceiro trimestre do ano encontravam-se na região Norte.

PUB

O documento refere ainda que os trabalhadores a despedir, no âmbito destes processos, representam 29,6% do total de trabalhadores das empresas envolvidas.

No período em análise, foram concluídos 32 processos de despedimento colectivo, que resultaram na saída de 446 trabalhadores por despedimento, 4 aceitaram revogação por acordo e a 6 foram aplicadas outras medidas.

No mês de Outubro foram publicadas 14 convenções colectivas de trabalho, nomeadamente 7 contratos colectivos de trabalho, 2 acordos colectivos de trabalho e 5 acordos de empresa.

Foram abrangidos por alterações salariais 88.175 trabalhadores (de 8 convenções).

O contrato colectivo de trabalho Comércio do Porto foi o contrato celebrado no mês de Outubro que abrangeu maior número de trabalhadores, mais concretamente 43,9% do total.

PUB

Relacionados

Últimas