Já fez LIKE no TVI Notícias?

Acesso fixo à Internet de banda larga cresce 9%

Relacionados

Cerca de 1,68 milhões de clientes têm o serviço fixo de acesso à Internet em Portugal no final de Junho.

Este número que traduz um crescimento de cerca de 1,9% face ao trimestre anterior e de 9% em termos homólogos.

«O número de clientes de acesso dial-up continua a decrescer, eventualmente em resultado da migração para a banda larga. Neste trimestre, o número destes clientes atingiu cerca de 121 mil, menos 15 mil que no trimestre anterior. No espaço de 12 meses, os acessos dial-up diminuíram cerca de 42%», refere a Anacom (Autoridade Nacional de Comunicações) em comunicado.

PUB

A maioria dos clientes do serviço de acesso à Internet utiliza a banda larga, perfazendo 93% do total de clientes e atingindo no final de Junho os 1,56 milhões. No trimestre Abril/Junho aderiram à banda larga 47 mil clientes, mais 3,1% que no trimestre anterior e mais 17% em termos homólogos.

62% tem ADSL

A principal tecnologia de acesso à Internet em banda larga é, desde final de 2004, o ADSL, que representa cerca de 62% (971 mil clientes) do total de clientes de banda larga. O modem cabo é utilizado por cerca de 37% dos clientes da banda larga (576 mil clientes).

Durante o segundo trimestre deste ano, os clientes de ADSL aumentaram 2,6% e 17,8% em termos homólogos, enquanto os que acedem por modem por cabo aumentaram 3,7% no trimestre e 14,7% no mesmo período do ano anterior.

Em Junho, a taxa de penetração do acesso fixo à Internet em banda larga situava-se nos 14,7 por 100 habitantes, tendo aumentado 0,4 pontos percentuais no segundo trimestre e aproximadamente 2,1 pontos percentuais face ao período homólogo.

PUB

Em termos de quotas de clientes de banda larga, o grupo PT continua a reduzir a sua posição, para 70,6%, menos 0,3 pontos percentuais (p.p.) que no trimestre anterior e 3,1 p.p. abaixo do valor observado no trimestre homólogo.

Entre Abril e Junho, cerca de 53% dos novos clientes de banda larga aderiram aos serviços dos prestadores alternativos.

A expansão das quotas dos novos prestadores de banda larga foi sobretudo suportada em lacetes locais desagregados, reflexo da melhoria das condições da oferta do Lacete Local (OLL).

PUB

Relacionados

Últimas