Já fez LIKE no TVI Notícias?

Banca portuguesa beneficia de fortes marcas de franchise

O recente processo de consolidação da banca portuguesa resultou em fortes marcas de franchise entre os grandes bancos, em todas as áreas de negócio.

Segundo um relatório da agência de ratings Moody¿s à banca portuguesa, as perspectivas para o sistema bancário português mantêm-se estáveis, reflectindo uma forte posição doméstica dos maiores bancos que se mostraram flexíveis em face da recessão económica do ano de 2003. Esta posição da agência tem também em conta a concentração da banca nacional e o aumento de competitividade do mercado doméstico, assim como o potencial que deriva de uma cautelosa expansão internacional.

Entre os pontos fortes da banca portuguesa, a Moody¿s realça a forte marca de franchise, o facto de os bancos mais pequenos serem capazes de sobreviver através da especialização em nichos específicos.

PUB

No geral realçam ainda a capacidade de a banca se ter mostrado flexível num contexto de recessão económica mantendo uma capacidade financeira saudável, a rentabilidade e a eficiência, que estão entre as maiores da Europa.

Destacam ainda o desenvolvimento de canais de distribuições automáticos, o que permite ainda maiores reduções de custos.

Entre as fraquezas destacam a entrada de competição internacional, a vulnerabilidade face a problemas económicos no país, o nível de endividamento, a falta de liquidez do mercado e a capacidade de financiamento.

PUB

Últimas