Já fez LIKE no TVI Notícias?

Bolsa escorrega 1,9% e mistura-se no pessimismo mundial

Relacionados

Atenções centradas no BCP, que acompanhou quedas no dia da AG

O dia foi de fortes quedas na praça nacional, nas restantes praças europeias e também nos EUA. O PSI20 caiu 1,94% para 11.893,30 pontos, com 18 dos 20 títulos no vermelho.

Os mercados norte-americanos abriram em queda, pressionados por receios de um abrandamento económico e arrastaram os mercados europeus para um pessimismo ainda mais profundo. Em Lisboa, os investidores seguiram a maré.

PUB

As atenções estavam centradas no BCP, no dia em que decorre a Assembleia-geral (AG) de accionistas do banco, na Alfândega do Porto. Depois de ter sido eleito o novo presidente da Mesa da AG, segue-se a votação do ponto mais quente da reunião: a eleição da lista para o Conselho de Administração Executivo, esperando-se que saia vencedora a lista liderada por Carlos Santos Ferreira, derrotando assim a lista encabeçada por Miguel Cadilhe.

As acções do banco não chegaram a ser suspensas de negociação, ao contrário do que se chegou a equacionar durante a manhã. Por isso mesmo, o BCP negociou até ao final da sessão e fechou a perder 1,85% para 2,66 euros, com 24,4 milhões de acções transaccionadas.

No mesmo sector, tanto o BES como o BPI fecharam também a perder: 2,14% para 13,28 euros e 0,67% para 4,47 euros, respectivamente.

No sector da energia, tanto a EDP como a Galp foram portadoras de más notícias. A EDP cedeu 2,67% para 4,38 euros e a Galp caiu 4,25% para 15,09 euros. Na manhã de terça-feira, o «Diário Económico» avançava que a Iberdrola poderia vender as posições que detém nas duas portuguesas.

Entre os pesos pesados só mesmo a PT é que escapou à onda negativa e subiu 1,32% para 9,24 euros.

Já a outra empresa do sector, a Sonaecom, desceu 6,42% para 2,77 euros. E aqui foi acompanhada pelos outros títulos que pertencem ao mesmo grupo. A Sonae SGPS recuou 2,24% para 1,31 euros, no dia em que terminou o período de negociação dos direitos de cisão da Sonae Capital no mercado regulamentado. A partir de agora, os direitos podem ser negociados apenas fora de bolsa e até dia 18. Já a Sonae Indústria, cota agora nos 4,89 euros, depois da queda de 4,12% na sessão desta terça-feira.

PUB

Relacionados

Últimas