Já fez LIKE no TVI Notícias?

BPI corta preços alvo da Semapa e Portucel

Relacionados

Semapa penalizada pelas perspectivas negativas para sector do cimento em Portugal e Portucel pelo preço da madeira e químicos

O BPI mantém a recomendação de compra para as acções da Semapa e Portucel, que chama de «gémeas falsas», apesar do «risco elevado».

Numa nota emitida esta quinta-feira, o banco corta, no entanto, o preço alvo das acções da Portucel de 3,10 para 2,65 euros e o dos títulos da Semapa de 11,70 para 9,80 euros.

PUB

De acordo com o banco, a Portucel tem registado uma actividade resistente, mas tem sido penalizada pelos elevados custos da madeira e dos químicos, o que levou à queda de 11% no EBITDA nos primeiros nove meses do ano. Consequentemente, acrescenta o BPI, a Semapa assistiu também a uma queda do seu EBITDA na ordem dos 8%. Entretanto, a Portucel tem aumentado o seu investimento em bilhetes do Tesouro e a Semapa tem investido em ETSA.

O banco alerta que a Portucel enfrenta uma queda dos lucros para 2009, mas salvaguarda que a empresa continua a ser o player mais competitivo da Europa na sua área e a sua nova máquina de papel e capacidade de biomassa vai fortalecer ainda mais a sua posição.

Além disso, a Semapa deverá também sofrer o impacto negativo pelas perspectivas negativas para o negócio do cimento em Portugal.

Banco corta previsões de EBITDA para as duas empresas

O BPI espera uma queda de EBITDA de 9% para a Portucel e de 7% para a Semapa.

As perspectivas, no que se refere aos ganhos são, para o BPI, «um desafio», mas o banco considera que as duas empresas são resistentes pelo facto de terem uma rentabilidade superior e de se esperar que fortaleçam os seus ganhos com os investimentos em curso.

Mas a Semapa está, de acordo com o banco, a negociar a um valor elevado, pelo que a instituição prefere a Portucel. Esta última empresa pode beneficiar do preço do papel e de uma queda no preço da madeira. Já a Semapa pode beneficiar de uma maior execução na construção portuguesa e da liberalização dos preços do cimento na Tunísia.

As acções da Portucel encerraram esta quinta-feira a valorizar 0,07% para 1,45 euros, enquanto as da Semapa deslizaram 1,16% para 6,50 euros.

PUB

Relacionados

Últimas