Já fez LIKE no TVI Notícias?

Bruxelas aprova estratégia orçamental portuguesa

Relacionados

Medidas do Governo contra a crise são «adequadas»

A Comissão Europeia aprovou esta quarta-feira o novo Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC), que o Governo português entregou no início do ano.

Bruxelas classifica a estratégia orçamental do Executivo de José Sócrates de «adequada» para enfrentar a recessão.

PUB

«O programa visa um impulso orçamental temporário significativo em 2009», que «representa uma resposta adequada à desaceleração económica», avança a Comissão, lembrando que as autoridades portuguesas adoptaram várias «medidas para estimular a actividade económica em 2009, em linha com o plano europeu de relançamento económico, que atingem o equivalente a 0,8% do PIB».

Numa análise conjunta das estratégias de três países (Portugal, Itália e Luxemburgo), o comissário para os Assuntos Económicos e Monetários, Joaquin Almunia, considera que as medidas orçamentais tomadas para apoiar as respectivas economias «são, em geral, oportunas, direccionadas e temporárias».

Plano português contra a crise vale 2.180 milhões de euros

Défice orçamental vai subir para 3% em 2009

PUB

De resto, a Comissão considera que o programa aponta «de uma forma correcta» para o «retomar da consolidação orçamental assim que a economia recuperar».

Apesar dos elogios, a Comissão alerta que o Governo está demasiado optimista no que toca às projecções para o défice.

Empresas: Governo aprova créditos fiscais e alterações no IVA

Governo aprova medidas de 580 milhões para salvar emprego

Redução da Taxa Social Única para evitar despedimentos

Recorde-se que, de acordo com as previsões do Executivo, o défice deverá disparar para 3,9% do Produto Interno Bruto (PIB) este ano, devido às medidas de apoio à economia e de combate à crise, mas deverá recuar novamente para 2,9% no ano que vem. Esta descida voltaria a colocar o valor do défice orçamental português novamente abaixo do tecto imposto pelo Pacto de Estabilidade e Crescimento.

PUB

As previsões do Governo para o défice assentam numa contracção de apenas 0,8% na economia nacional este ano, devendo seguir-se um crescimento de 0,5% já em 2010 e outro de 1,3% em 2011.

Mais estágios profissionais e apoio a quem contrata jovens

Isenções e descontos na Segurança Social para quem contrata

Governo prolonga subsídio social de desemprego em 2009

PUB

Relacionados

Últimas