Já fez LIKE no TVI Notícias?

China pode tornar-se 4ª maior economia mundial

Relacionados

A China vai publicar terça-feira os resultados da análise à actividade económica e poderá rever em alta a riqueza gerada internamente, tornando-se a quarta maior economia mundial.

O estudo sobre os três principais sectores de actividade (agricultura, indústria e serviços) e sobre as empresas deve permitir acertar o Produto Interno Bruto (PIB) de 2004 e corrigir os dados históricos, segundo o gabinete de recenseamento da economia, que está encarregue do documento.

O governo recusou adiantar se o estudo vai alterar os números do PIB que tinham sido divulgados anteriormente, mas vários analistas prevêem que este recenseamento económico permita avaliar melhor o contributo dos serviços para o crescimento da economia (tem estado subavaliado).

PUB

Em 2004, o valor da riqueza produzida internamente na China somou 1,65 biliões de dólares (1,38 biliões de euros), num ano em que o país registou a maior taxa de crescimento em sete anos (9,5%).

O economista-chefe da Morgan Stanley, Andy Xie, diz que lhe foi dito que o PIB chinês de 2004 deve ser revisto para dois biliões de dólares (1,67 biliões de euros), a que corresponde uma revisão em alta de 20%.

A confirmar-se esta previsão, a China torna-se a quarta potência mundial em termos de riqueza produzida, três lugares acima do lugar que ocupa actualmente.

Vários analistas políticos têm dito que esta análise mais profunda da economia chinesa tem também como objectivo permitir ao governo justificar a necessidade de reduzir o investimento público e melhorar a confiança dos investidores internacionais nas estatísticas chinesas.

Além disso, pode ser um passo importante para reduzir a corrupção e a fraude fiscal, num contexto em que as autoridades chinesas têm demonstrado muita dificuldade na cobrança de impostos, sobretudo no sector dos serviços.

Os valores do PIB de 2005 só serão conhecidos em Janeiro próximo.

PUB

Relacionados

Últimas