Já fez LIKE no TVI Notícias?

China torna-se na quarta maior economia do mundo

A economia da China está cada vez mais forte e pode mesmo vir a tornar-se, na quarta-feira, na 4ª maior do mundo, deixando para trás a França e a Grã-Bretanha, depois da publicação do seu crescimento de perto de 10%, em 2005.

Graças a esse crescimento estimado de 9,8%, a China deve superar a França (5ª), à qual já se aproximou em 2004, graças a um PIB de 1,97 mil milhões de dólares, contra 2 mil milhões para o país europeu.

A china pode ainda se adiantar à Grã Bretanha, na quarta posição, que registou um PIB de 2,14 mil milhões, em 2004. Vai depender, assim, do crescimento britânico, bastante débil no 3º trimestre de 2005 (1,7% num ano) e da força da libra esterlina face ao dólar.

PUB

Os analistas da Lehman Brothers dizem que a «economia da China superou a França e provavelmente ao Reino Unido» e apostam mesmo num crescimento britânico de 5%, muito superior às próprias previsões de Londres.

A Lehman Brothers já reviu a sua previsão de crescimento da China de 9,4% a 9,8%, para 2005, em linha com as estimativas do governo chinês.

Segundo extrapolações, «a economia chinesa pode superar a da Alemanha de aqui a 2010 e a do Japão em 2020, ou até antes e ficar, assim, no trio da cabeça mundial, actualmente integrado pelos EUA, Japão e Alemanha», segundo os especialistas.

PUB

Últimas