Já fez LIKE no TVI Notícias?

Concurso para novo hospital de Lisboa lançado 2ª feira

Relacionados

Unidade vai ficar situada em Chelas, nos terrenos do Parque da Bela Vista

O concurso para a construção do novo Hospital de Todos os Santos, a concluir em cinco anos em Lisboa, vai ser lançado segunda-feira numa cerimónia presidia pelo primeiro-ministro, José Sócrates, refere a «Lusa».

A unidade de saúde, que custará 200 milhões de euros e vai ser erguido em Chelas, na zona Oriental da capital, vai substituir os hospitais de S. José, Capuchos, Desterro, Santa Marta e Estefânia, agregados desde 2004 como Centro Hospitalar de Lisboa Central.

PUB

O novo Centro Hospitalar «servirá primariamente a população da sua área geográfica de atracção dentro da cidade de Lisboa e concelho de Loures, secundariamente a região de Lisboa e terciariamente servirá outras regiões de fora de Lisboa e Vale do Tejo», explicou o então ministro da Saúde, Correia de Campos, na apresentação do projecto, a 26 de Dezembro passado.

A nova unidade será construída em terrenos do parque da Bela Vista através de uma parceria entre o Estado e entidades privadas (publico-privada).

Na cerimónia de segunda-feira vai estar a sua sucessora no cargo, Ana Jorge, e o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, além do primeiro-ministro.

O hospital terá 789 camas, todas em quartos individuais, e ocupará uma área de 95 mil metros quadrados de terreno, disponibilizados através de um protocolo assinado entre o Ministério da Saúde e a Câmara de Lisboa, que recebeu um pouco mais de 12 milhões de euros pelo terreno.

Quando da apresentação do projecto, foi prometido pelo Governo que o concurso para construção seria lançado até final de Março, acabando por se concretizar apenas duas semanas depois.

PUB

Relacionados

Últimas