Já fez LIKE no TVI Notícias?

Confiança de consumidores não pára de afundar

Relacionados

Opiniões sobre compra de bens duradouros em mínimos históricos

O indicador de clima económico reforçou em Novembro o movimento descendente dos cinco meses anteriores, registando o mínimo histórico para a série iniciada em 1989, revela o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Também o indicador de confiança dos consumidores diminuiu em Novembro, reforçando o movimento observado em Outubro, após ter recuperado nos dois meses anteriores. Refira-se que, em valores efectivos sem aplicação de médias móveis de três meses, este indicador em Novembro situou-se no mínimo histórico da série iniciada em Junho de 1986 (o mesmo valor de Outubro e de Julho).

PUB

O andamento observado em Novembro resultou do contributo negativo de todas as componentes, mais intenso no caso das perspectivas sobre a evolução do desemprego. Estas perspectivas prolongaram a tendência ascendente iniciada em Março de 2007, registando o máximo desde Maio de 2004.

Poupança tende a melhorar

Os saldos de respostas extremas (SRE) das expectativas sobre a evolução da situação financeira das famílias e económica do país diminuíram em Novembro, depois de terem recuperado nos três meses anteriores. Já o SRE das expectativas relativas à evolução da poupança interrompeu o ténue movimento ascendente dos quatro meses anteriores, registando uma ligeira diminuição.

Relativamente às variáveis que não integram o indicador de confiança, refira-se que as apreciações dos consumidores sobre a situação financeira do agregado familiar recuperaram nos últimos quatro meses, embora de forma ligeira em Novembro, após terem atingido o mínimo histórico da série.

O SRE das opiniões dos consumidores sobre a situação económica do país diminuiu ligeiramente em Novembro, depois de ter recuperado nos dois meses anteriores. Os SRE das apreciações sobre a evolução passada e futura dos preços diminuíram significativamente nos últimos quatro meses.

As opiniões sobre a compra de bens duradouros no momento actual atingiram um novo mínimo histórico em Novembro, registando um movimento descendente contínuo nos últimos cinco meses. Por sua vez, as perspectivas sobre a compra de bens duradouros recuperaram ligeiramente em Novembro, depois de terem registado o mínimo histórico da série em Outubro.

As opiniões sobre a poupança no momento actual recuperaram nos últimos três meses, após terem estabilizado em Agosto no mínimo histórico da série (o mesmo valor de Março).

PUB

Relacionados

Últimas