Já fez LIKE no TVI Notícias?

Consórcio eólico da EDP tem reforço de 10 milhões da Siemens

Relacionados

O consórcio Eólicas de Portugal liderado pela EDP vai contar com um reforço do seu cluster industrial por parte da Siemens Portugal.

Desta forma, a Siemens Portugal, através da sua área de negócios Power, propõe-se investir 10,83 milhões de euros nas suas fábricas do Sabugo e de Corroios e, ainda, criar 48 novos postos de trabalho, informou a empresa de tecnologias. «Muitos deles altamente especializados, para poder satisfazer as obrigações contratuais assumidas enquanto membro do cluster industrial do consórcio Eólicas de Portugal», adiantou a empresa de tecnologias em comunicado.

Recorde-se que este agrupamento, liderado pela EDP e integrado pela Finerge, a Generg, a Térmica Portuguesa e a Enercon, é concorrente à atribuição de 1.000 megawatts (MW) de potência eólica posta a concurso pelo Governo português no início deste ano.

PUB

«A Siemens Portugal disponibiliza ao consórcio Eólicas de Portugal todo o seu vasto know-how em transformadores de distribuição e de potência, quadros e celas de média tensão e montagem de instalações eléctricas, garantindo assim presença num projecto que é caracterizado pela sua forte solidez contratual, financeira e técnica, revelando-se ainda um importante gerador de investimento, riqueza, postos de trabalho e progresso tecnológico», referem também.

Para além dos já referidos 48 novos postos de trabalho (dois cargos superiores, 23 especializados e 23 indiferenciados), a Siemens Portugal tem previsto, em colaboração com a Enercon, programas de formação destinados especialmente aos novos colaboradores.

Caso vença concurso prevê-se VAB de 27 milhões

Caso o consórcio Eólicas de Portugal venha a vencer o concurso, prevê-se um Valor Acrescentado Bruto (VAB) de 27 milhões de euros nas duas fábricas da Siemens (Sabugo e Corroios) entre 2008 e 2013, e ainda um VAB induzido nos fornecedores de 4,8 milhões de euros no mesmo período.

Recorde-se, por último, que a Siemens tem já contratado com a Enercon o fornecimento de transformadores e celas de média tensão para aerogeradores actualmente em instalação e «acompanhará as exportações da nova fábrica deste fornecedor de aerogeradores no excedente do mercado português».

PUB

Relacionados

Últimas