Já fez LIKE no TVI Notícias?

Descalabro regressa à bolsa com banca em destaque

Relacionados

BCP afunda mais de 6 por cento

A bolsa em Lisboa segue em forte queda, sem qualquer um título no verde, e ainda assim longe das perdas do resto da Europa.

O pessimismo nos mercados tem sido uma constante desde o início deste ano devido as perspectivas de uma recessão nos EUA. Portugal não escapa, até porque com estes receios muitos investidores estrangeiros saem das empresas nacionais.

PUB

O PSI20 perde agora 3,28% para 11.113,30 pontos.

A liderar as perdas está a Soares da Costa que desvaloriza 7,06% para 1,58 euros.

As atenções continuam viradas para o BCP que cai 6,75% para os 2,21 euros. O Governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio, admitiu na passada sexta-feira, no Parlamento, a existência de «off shores» no BCP e garantiu que os órgãos de supervisão não conseguem ver tudo.

Por outro lado, o banco agora liderado por Carlos Santos Ferreira, já revelou quem vai fazer o quê nesta nova administração. Santos Ferreira tem como pelouros as relações com autoridades, a direcção de comunicação, bem como as pastas Millennium Angola, Millennium 2010. A si cabe ainda a auditoria e o que diz respeito a colaboradores, formação e desenvolvimento profissional.

Ainda na banca, o BPI perde 5,10% para 3,91 euros. Segundo o «Jornal de Negócios», devido à escassez de capitais, o BCP e o BPI estão a ser pressionados para vender activos. O banco de Fernando Ulrih deverá alienar este ano 49,9% do Banco de Fomento de Angola. Já o BES derrapa 4,96% para os 12,06 euros.

PUB

Na energia, a EDP desvaloriza 3,58% para os 4,04 euros, enquanto a REN cai 1,64% para os 2,99 euros e a Galp Energia desliza 1,82% para os 14,04 euros. A empresa liderada por António Mexia anunciou esta segunda-feira que assinou contratos com a Gamesa no total de 228 milhões de euros para o fornecimento desta de aerogeradores para os parques que a EDP tem em Espanha, França e Polónia.

Fora do PSI20, a Martifer perde 6,67% para os 5,74 euros. A empresa revelou que a está a acelerar para as eólicas na Índia.

Na Europa, o CAC perde 4,80%, o DAX desvaloriza 5,24%, o FTSE derrapa 3,35% e o IBEX cai 4,75%.

Nos EUA, os principais mercados encerraram na passada sexta-feira mistos e hoje não vão negociar por ser feriado em memória de Martin Luther King.

PUB

Relacionados

Últimas