Já fez LIKE no TVI Notícias?

Discrepâncias no salário mínimo vão continuar em 2007

Relacionados

A discrepância entre o salário mínimo nacional (SMN) e a média das remunerações do País deve manter-se durante o próximo ano.

Segundo o «Correio da Manhã» deve manter-se mesmo que a Retribuição Mínima Mensal Garantida (RMMG) seja calculada tendo em conta a mediana dos vencimentos em vez da média.

De acordo com a Carta Social Europeia, o SMN deverá ser calculado tendo em conta a mediana dos salários de um país. A média resulta do conjunto dos salários dividido pelo número de trabalhadores, enquanto a mediana revela o salário correspondente a 50% dos trabalhadores.

PUB

No caso de Portugal, a mediana dá um valor de 580,59 euros, pelo que o montante da RMMG deveria ser de 407,27 euros, explicou ontem o Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social. O salário médio em Portugal é de 804,22 euros. Se calculado tendo em conta a média salarial, o salário mínimo deveria ser de 482,53 euros. Em qualquer dos casos, os valores são superiores aos actuais 385,9 euros, para os quais não se prevê um aumento superior aos 3% do ano passado.

PUB

Relacionados

Últimas