Já fez LIKE no TVI Notícias?

Economia nacional cresceu 1,3% em 2006 impulsionado por exportações

Relacionados

A economia portuguesa acelerou em 2006, crescendo 1,3 por cento, face aos 0,5% de 2005. A impulsionar estiveram sobretudo as exportações, já que a procura interna registou um aumento virtualmente nulo.

Segundo o Boletim da Primavera do Banco de Portugal (BdP), as exportações de bens e serviços terão crescido cerca de 9%, uma forte aceleração depois da subida de menos de 2% em 2005. A informação disponível em termos nominais revela uma evolução genericamente favorável, quer por grupos de produtos quer por mercados geográficos. «No que se refere aos produtos, e pela sua relevância na estrutura das exportações portuguesas, valerá a pena destacar o comportamento favorável das vendas de máquinas e aparelhos e, embora em menor grau, das vendas de veículos. As exportações de combustíveis e de alguns minérios continuaram a registar um crescimento excepcionalmente elevado, associado às limitações da capacidade de refinação à escala mundial e ao aumento do preço internacional das matérias-primas. Apenas as exportações de vestuário e calçado voltaram a registar taxas de variação negativas».

Uma análise por mercados geográficos revela que os maiores contributos para o crescimento das exportações em 2006 vieram de mercados tradicionais, com destaque para a Espanha, que tem acentuado o seu contributo positivo, e para os EUA e Alemanha, que recuperaram significativamente da evolução desfavorável em anos anteriores.

PUB

No entanto, o BdP realça que as exportações beneficiaram também de um crescimento expressivo das vendas para mercados com menor peso, destacando-se em particular Angola e Singapura.

O crescimento do produto em 2006 beneficiou ainda da recuperação da actividade na indústria transformadora, consistente com a evolução das exportações de mercadorias.

PUB

Relacionados

Últimas