Já fez LIKE no TVI Notícias?

Emprego nas obras públicas diminuiu 3,4% mas salários aumentam

Relacionados

Em Setembro, o emprego e o volume de trabalho na construção e obras públicas voltaram a registar decréscimos em termos homólogos de 3,4% e 2,8%, respectivamente, enquanto as remunerações aumentaram 0,6%, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

No período em análise, o emprego na construção e obras públicas apresentou uma variação negativa de 3,4% em termos homólogos. Este resultado revela um desagravamento marginal de 0,2 pontos percentuais (p.p.) face à variação observada em Agosto. Em relação ao mês anterior, o nível de emprego diminuiu 0,5% (-0,6 % em Agosto). A taxa de variação média nos últimos 12 meses foi de -3,9% (-3,8% em Agosto).

Já as remunerações pagas aumentaram 0,6% em termos homólogos, face à variação de 3,2% verificada em Agosto. Quando comparadas com o mês anterior, as remunerações registaram uma descida de 5,2% em Setembro (-11,2% em Agosto). Verifica-se deste modo o reposicionamento do nível das remunerações globais, esgotado o efeito do pagamento de uma grande parte dos subsídios de férias nos meses precedentes. A taxa de variação média nos últimos 12 meses das remunerações foi de 2,1% (2,4% em Agosto).

PUB

Já o volume de trabalho nas empresas do sector da construção registou um decréscimo de 2,8% em termos homólogos. Este valor é inferior em 2,6 p.p ao observado em Agosto. Face ao mês anterior o número de horas trabalhadas registou em Setembro um aumento de 15,2% (-12,2% no mês anterior). Esta variação mensal é essencialmente justificada pelo efeito sazonal do período de férias localizado em Agosto.

A taxa de variação média nos últimos 12 meses das horas trabalhadas foi de -5,1% ligeiramente superior, em 0,2 p.p., à observada em Agosto.

PUB

Relacionados

Últimas