Já fez LIKE no TVI Notícias?

Estado vende EDP através de obrigações

A privatização de quase 5% do capital da EDP vai ser realizada ainda este ano, através de uma emissão de obrigações convertíveis em acções, revelou, na entrevista ao «Jornal de Negócios», o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos.

A emissão, inédita em processos de privatização em Portugal, vai ser realizada pela «holding» estatal Parpública, que irá emitir obrigações com base na participação de 4,9% da EDP que comprou recentemente à Caixa Geral de Depósitos.

Segundo esclareceu fonte de Finanças, a opção por esta operação tem três justificações principais. Por um lado, e face à incerteza que se vive no sector energético, com a reestruturação em Portugal e a consolidação em Espanha, o Estado não quis reduzir já a sua participação na eléctrica nacional, onde controla directamente e indirectamente cerca de 25%, deixando a EDP mais exposta a eventuais ofensivas.

PUB

Por outro lado, a emissão não só permite dinamizar o mercado obrigacional, como também é um negócio mais interessante para a Parpública de que a venda na medida como o «dividend yield» das acções da EDP é superior à taxa de juro do mercado, a «holding» pública tem mais facilidade em financiar o pagamento de juros aos obrigacionistas.

PUB

Últimas