Já fez LIKE no TVI Notícias?

Finanças apelam às declarações de IRS pela Internet

Relacionados

A Administração Fiscal está a implementar um conjunto de medidas que pretendem incentivar os contribuintes portugueses a declararem os seus impostos pela Internet.

Para já, quem preencher os seus impressos através do site que as Finanças disponibilizam para o efeito (www.e-financas.gov.pt) vai reparar que alguns campos estão pré-preenchidos pelos serviços das Finanças, cabendo ao contribuinte apenas verificar se existem erros nesses dados ou não. Trata-se de um sistema de alertas, que permite ao contribuinte confirmar a existência de erros no preenchimento da declaração e corrigir, atempadamente, tais incorrecções e assim evitar que a mesma seja seleccionada para análise e que ocorra uma eventual suspensão da liquidação do IRS e o atraso na emissão do reembolso, se for caso disso.

Instruções de preenchimento no site

PUB

Além disso, as Finanças melhoraram também as instruções de preenchimento da declaração Modelo 3. Essas instruções estão disponíveis no site das declarações electrónicas, e foi também já implementado um novo sistema de ajudas que permite ao contribuinte conhecer, de forma mais fácil, os anexos e os campos da declaração que devem ser preenchidos.

Pela primeira vez, este ano os contribuintes serão imediatamente informados, através de e-mail, dos diversos estádios da declaração de rendimentos (validação central, liquidação, emissão do reembolso ou da nota de cobrança), evitando assim que tenham de contactar a administração fiscal para obter este tipo de esclarecimentos.

Também este ano, está prevista a prestação de apoio à entrega da declaração fiscal Modelo 3 noutros locais que não apenas os serviços de Finanças, bem como a atribuição de senhas de acesso à Internet aos contribuintes que se considera terem maior apetência para aderirem à entrega das suas declarações de rendimentos por via electrónica, acrescenta o Ministério das Finanças em comunicado.

«Este conjunto alargado de medidas visa contribuir para que a Internet seja cada vez mais um canal privilegiado no relacionamento entre os contribuintes e a administração fiscal», dizem. Em 2005 foram entregues mais de 1,7 milhões de declarações por esta vi, um crescimento superior a 80% face ao ano anterior.

Atendendo a que se espera um crescimento significativo das entregas por Internet recomenda-se aos contribuintes que pretendam entregar a sua declaração por esta via que efectuem, desde já, o pedido da senha de acesso, evitando os constrangimentos decorrentes da sobrecarga de pedidos nos últimos dias do prazo, no sítio das Declarações Electrónicas, confirmando no momento do pedido a sua morada fiscal, por forma a assegurar a efectiva recepção da senha de acesso.

PUB

Relacionados

Últimas