Já fez LIKE no TVI Notícias?

Fisco penhora dinheiro das caixas registadoras

Relacionados

As repartições de Finanças do Distrito de Lisboa têm várias equipas no terreno com ordens para penhorar créditos, contas bancárias e «apuros de caixa» de vários estabelecimentos comerciais.

De acordo com o «Correio da Manhã», são 20 equipas do Fisco (40 funcionários) que podem, ao fim do dia, entrar em restaurantes, lojas de pronto-a-vestir ou gasolineiras e retirar o conteúdo da caixa para pagamento de dívidas fiscais.

Segundo o jornal, esta prática, que tem absoluta cobertura legal, só é aplicada depois dos contribuintes devedores terem sido devidamente citados para pagarem as dívidas num prazo máximo de 30 dias.

PUB

Depois de penhoradas as quantias que se encontram em caixa, os funcionários do Fisco deixam ao devedor uma guia de depósito que comprova a apropriação das verbas em causa em nome do Estado.

Segundo números a que o «Correio da Manhã» teve acesso, só em Lisboa, de Janeiro a Setembro, as correcções à matéria colectável somam 870 milhões de euros, com 39 por cento resultante de regularização voluntária. A Administração Fiscal espera que, em Outubro, esse número suba para mil milhões.

No período homólogo de 2006, as correcções à matéria colectável somaram 715 milhões, com uma percentagem de regularização voluntária de 22%.

Os processos de execução fiscal caíram 25% de 2006 para 2005 e, até ao momento, já desceram, este ano, mais 16%.

Entretanto, duas novas listagens, contendo mais de uma centena de bens móveis e imóveis, já foram publicadas pelas repartições de Finanças, dando cumprimento ao plano de penhoras e vendas delineado até ao final de 2007.

PUB

Relacionados

Últimas