Já fez LIKE no TVI Notícias?

FMI diz que portugueses têm de poupar mais

Relacionados

Redução do défice e reformas estruturais são para continuar

Os portugueses precisam poupar mais para limitarem o défice externo português, alertou esta quinta-feira o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Nas conclusões preliminares do relatório sobre Portugal, a entidade diz que «a acumulação de desequilíbrios externos não pode continuar indefinidamente» e que «resolver este problema exige que todos os sectores da economia ajustem e poupem mais». Incluindo os consumidores.

PUB

O alerta da instituição surge na mesma semana em que o Banco de Portugal revelou esperar que o défice externo português suba este ano para quase 11% do Produto Interno Bruto (PIB), o valor mais alto dos últimos 26 anos.

Simultaneamente, o FMI aconselha o governo português a prosseguir a política de redução do défice público e a implementação de reformas estruturais, apesar da crise externa.

«O cenário de abrandamento económico global torna os desafios económicos portugueses mais difíceis e urgentes», refere o Fundo, salientando que o Governo não deve sacrificar objectivos de longo prazo a favor de ganhos de curto prazo. Ou seja, deve «continuar com a consolidação e reformas orçamentais, manter o sector financeiro saudável e continuar a desenvolver reformas do lado da oferta para tornar a economia mais produtiva e flexível».

Para fechar, o FMI sugere o desenvolvimento de fundos de pensões privados, um segmento que está ainda pouco desenvolvido em Portugal.

PUB

Relacionados

Últimas