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Fórum: Está satisfeito com o seu operador de TV por cabo?

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As queixas aos serviços de televisão por cabo em Portugal têm dado que falar. Queremos saber o que pensa do assunto.

O mais recente estudo sobre estes serviços dá conta de que quase metade dos assinantes da TV Cabo estão descontentes com o serviço prestado. Um relatório da Aximage divulgado pelo «Correio da Manhã» dizia que as razões de queixa incidem sobretudo na deficiente assistência técnica e à facturação de serviços não prestados.

A segunda operadora por cabo que menos satisfaz é a Cabo TV Açoreana, que faz parte da TV Cabo. Recorde-se que esta empresa do grupo PT representa 82% dos assinantes por cabo em Portugal.

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As alterações da grelha de canais e a recente substituição do GNT (canal brasileiro) pela TV Record, que originou diversas reclamações.

O estudo mostra também que 36,7% dos subscritores de televisão por cabo, seja qual for a empresa contratada, tem queixas sobre os serviços prestados. No terceiro lugar em percentagem de clientes descontentes surge, segundo o mesmo estudo, a Cabovisão (16,4%).

Queixas chegam à DECO e ao Governo

Os números anteriores davam conta de que as reclamações contra os serviços prestados pela TV Cabo e NetCabo mais do que duplicaram no primeiro semestre do ano passado. São as empresas com mais processos de mediação junto da Deco, com os consumidores a queixarem-se de facturação excessiva, má qualidade do serviço e mau atendimento.

A situação atingiu tais proporções que chegou à mesa do Governo, deixando o secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidores preocupado.

«Esta insuficiência penaliza os consumidores e compromete os objectivos governamentais ao nível da concretização do Plano Tecnológico, em particular, quanto ao eixo da qualificação dos portugueses para uma sociedade de informação», refere o gabinete do secretário de Estado em comunicado.

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Para cumprir este objectivo, o Governo propõe, entre outras medidas, facilitar a utilização de computadores em casa, generalizar a ligação à Internet em banda larga a todas as escolas do País e promover o acesso dos portugueses à sociedade da informação.

Ouvida a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), o Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor convocou os responsáveis pelas duas empresas, manifestou a preocupação do Governo e alertou para a necessidade de uma rápida resposta às dificuldades sentidas pelos consumidores, com correspondente melhoria dos serviços prestados.

As duas empresas manifestaram «abertura» para resolver a situação, e agora o Governo aguarda pela célere introdução das melhorias necessárias, ponderando actuar em função da apreciação dos resultados.

A Agência Financeira quer saber a sua opinião sobre a matéria, se está satisfeito com o seu operador de televisão por cabo, se acha que a qualidade destes serviços em Portugal é baixa ou elevada e se considera que as entidades competentes estão a lidar convenientemente com a situação. Para deixar a sua opinião, carregue em «Comentar Artigo»!

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