Já fez LIKE no TVI Notícias?

Fraude fiscal de 2 mil milhões gera rusgas ao BES

Relacionados

A investigação realizada pelas autoridades policiais espanholas ao alegado branqueamento de capitais por parte de uma entidade cliente do Banco Espírito Santo poderá envolver montantes na ordem dos dois mil milhões de euros.

As buscas que se iniciaram logo de manhã ainda continuam, nas delegações do banco em Madrid e Barcelona e, de acordo com as mesmas autoridade, deverão manter-se mais umas horas, uma vez que para estas «estamos perante uma rede de grande calibre». Para já, as autoridades espanholas já congelaram contas neste banco na ordem dos 1,5 milhões de euros.

As suspeitas recaem sobre depósitos efectuados por uma empresa da área dos seguros, propriedade de vários sócios espanhóis que são clientes do BES em Espanha.

PUB

Também o BNP Paribas foi alvo de vistoria. Em causa está alegada evasão fiscal por parte de um cliente ou vários residentes no Estrangeiro. O mesmo acontece com a Companhia de Seguros Cahispa e a sociedade de valores Cartera meridional.

Recorde-se que, no mercado espanhol, todos os bancos são obrigados a comunicar à tutela os depósitos superiores a determinado montante. Se não o fizerem, ficam também sob suspeita.

As intervenções foram ordenadas pelo juiz Baltasar Garzon e surgem no âmbito de uma investigação que, de acordo com as autoridades espanholas, «foi desencadeada no ano 2000 mas que surge agora com nova dimensão, já que surgiram novos dados».

PUB

Relacionados

Últimas