Já fez LIKE no TVI Notícias?

Governo francês prolonga estado de emergência

O governo francês aprovou hoje um projecto-lei que prolonga por três meses o estado de emergência, decisão que deverá ser ratificada terça-feira no Parlamento.

O estado de emergência foi instaurado a 08 de Novembro, por 12 dias, ao abrigo de uma lei de 1955.

O Conselho de ministros reuniu-se hoje, dois dias antes do previsto, para aprovar a prorrogação do projecto, que deverá entrar em vigor dia 21.

PUB

Trata-se de uma «medida estritamente temporária que apenas será aplicada onde for estritamente necessária e de pleno acordo com os responsáveis eleitos locais», afirmou o presidente francês, Jacques Chirac, citado no final do Conselho de ministros pelo porta-voz do Governo, Jean-françois Copé.

O projecto-lei será examinado terça-feira a partir das 16:30 locais (15:30 em Lisboa) na Assembleia Nacional, anunciou a Câmara dos deputados francesa.

A violência urbana, iniciada a 27 de Outubro em subúrbios de Paris, alastrou depois ao centro da capital e a bairros periféricos de outras cidades francesas.

A madrugada de hoje, a 18ª desde o início dos distúrbios, parece confirmar uma diminuição progressiva da violência.

O número de viaturas queimadas era às 04:00 (03:00 em Lisboa) de 271 contra 315 da véspera à mesma hora, segundo o balanço provisório da direcção da polícia nacional.

De acordo com as mesmas fontes, 112 pessoas foram detidas contra as 161 à mesma hora de domingo.

PUB

Últimas