Já fez LIKE no TVI Notícias?

Governo investe 450 milhões em equipamentos sociais

Relacionados

O Governo pretende investir nos próximos quatro anos 450 milhões de euros em equipamentos sociais, o que permitirá «aumentar a capacidade de resposta dos nossos equipamentos em 45 mil novas vagas», anunciou hoje o primeiro-ministro no Parlamento.

Num debate dedicado à política social de apoio aos idosos, José Sócrates disse que cerca de 30% dos idosos portugueses são pobres. «E com tantas necessidades neste domínio não se compreende como é que foi possível que o investimento em equipamentos sociais caísse tanto nos últimos anos. Em 2001, o total de investimentos em equipamentos sociais apoiado pelo orçamento nacional foi de 47,6 milhões de euros, mas em 2004 esse valor caiu para 9,6 milhões. Portanto em apenas três anos tivemos uma redução de cerca de 80%», afirmou José Sócrates.

Este programa de investimento contemplará uma linha específica dirigida ao reforço dos equipamentos para os idosos mais carenciados de modo a assegurar ate ao final da legislatura 13 mil novas vagas em centros de dia, lares e serviços de apoio domiciliário.

PUB

Haverá ainda um reforço das infra-estruturas de apoio às pessoas com deficiência, viabilizando 1000 novas vagas em centros de actividade ocupacional, lares residenciais e unidades residenciais.

O programa aposta ainda no apoio social às crianças e às famílias, assegurando mais 31 mil lugares em cresces, o que permitirá aumentar em 50% os lugares disponíveis nas cresces de todo o país.

O Governo quer no entanto que o programa conte com a colaboração das autarquias, instituições de sociedade civil e empresas. Por isso mesmo 90% das 45 mil novas vagas serão criadas em parceria com as IPSS, e as restantes 10% ficaram a cargo da iniciativa privada lucrativa, que contará com uma linha específica de apoio.

PUB

Relacionados

Últimas