Já fez LIKE no TVI Notícias?

Internet por Cabo capta mais clientes que a banda larga

Relacionados

No primeiro trimestre deste ano e pela primeira vez desde que o acesso por ADSL começou a ser disponibilizado em Portugal, o número de clientes que acedem à banda larga por modem por cabo cresceu acima dos que acedem por ADSL. Os primeiros aumentaram 3,7% e os segundos 3,1%.

Segundo a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), «a confirmar-se nos próximos trimestres, esta tendência poderá, numa primeira análise, ser atribuída a novas ofertas em pacote que surgiram no mercado, suportadas nesta tecnologia e com preços competitivos».

No que se refere aos clientes de banda larga fixa, os que acedem através da tecnologia ADSL representavam no final de Março cerca de 63% do total (946 mil clientes), e 37% (cerca de 558 mil clientes) dispunham de banda larga através de modem cabo.

PUB

Mais de dois milhões têm net de banda larga

Diz a Anacom que, no final do 1º trimestre de 2007 existiam em Portugal 2,083 milhões de clientes do serviço de acesso à Internet em banda larga. Deste total, a grande maioria, 1,51 milhões, são clientes de banda larga de tecnologias fixas e 573 mil, 27,2% do total, são clientes de banda larga móvel.

O número de clientes de banda larga fixa aumentou 19% em termos homólogos e 3,4% em termos trimestrais, ou seja, mais 50 mil novos clientes nos primeiros três meses deste ano.

Já os clientes de Internet dial up são cada vez menos, rondando agora os 110 mil, menos 46 mil que no trimestre anterior, e representam apenas 7% dos clientes que utilizam internet.

No primeiro trimestre deste ano, a taxa de penetração da banda larga fixa fixou-se nos 14,3% da população total, 0,5 pontos percentuais acima da registada no trimestre anterior e aproximadamente 2,3 pontos percentuais acima da registada no período homólogo.

Quanto à banda larga móvel, cuja primeira recolha de forma normalizada e para fins estatísticos foi a referente aos dados do 1º trimestre de 2007, o número de clientes ascendeu, neste período, a cerca de 573 mil, representando uma taxa de penetração de 5,4 por cem habitantes.

PUB

No total, a penetração da banda larga em Portugal situou-se, no final de Março, em quase 20 por cada 100 habitantes.

PT perde quota na banda larga fixa

Na banda larga fixa, a quota de clientes do Grupo PT caiu para 71%, 0,6 pontos percentuais abaixo do trimestre anterior e 4,9 pontos percentuais abaixo do valor registado no período homólogo.

«A expansão das quotas dos novos prestadores de banda larga, foi sobretudo suportada em lacetes locais desagregados, reflexo da melhoria das condições da oferta do lacete local operada pela Anacom. Aliás, cumpre referir que no trimestre em análise cerca de 49% dos novos clientes de banda larga aderiram aos serviços dos prestadores alternativos», conclui a autoridade.

PUB

Relacionados

Últimas