Já fez LIKE no TVI Notícias?

Lucros dos cinco maiores bancos ascendem a 1,4% do PIB

Relacionados

Os cinco maiores bancos portugueses somaram, em 2005, lucros líquidos consolidados de 2,1 mil milhões de euros, valor que corresponde a cerca de 1,4% do PIB português.

Segundo noticia do «Diário de Notícias», o Millennium bcp foi o «campeão» dos lucros, com 753, 7 milhões de euros em 2005, resultados que se encontram 40% acima dos registados pela Caixa Geral de Depósitos (CGD), que ontem apresentou os números de 2005, com os seus lucros a atingirem 537,6 milhões de euros.

A Caixa, no entanto, continua a ser o maior banco português em termos de activos, com um total de 86,8 mil milhões atingidos em 2005, mais dez mil milhões que o Millennium bcp, que somou 76,8 mil milhões de activos.

PUB

O maior crescimento de resultados em 2005 pertence ao Santander Totta, ou seja, de 243%, devido aos custos incorridos em 2004 com reformas antecipadas, que fizeram «cair» os resultados líquidos consolidados daquele exercício para 99,1 milhões de euros. Isto depois de os resultados desse exercício terem sido recalculados segundo as novas normas internacionais de contabilidade (NIC). Situação idêntica aconteceu com a CGD, com os seus resultados de 2005 a crescerem 133% face ao ano anterior, tendo igualmente em conta os custos assumidos pelo banco com pessoal em 2004. No Banco Espírito Santo (BES), o mesmo facto levou os resultados do ano passado a crescerem 85% face ao exercício anterior.

O Banco Português de Investimento (BPI) foi, no ano passado, o mais rentável entre os cinco «grandes», com um ROE (rentabilidade dos capitais próprios) de 30,2%, registando igualmente a maior variação percentual neste indicador.

O Millennium bcp é igualmente o maior banco português, no que toca ao crédito concedido, liderança alcançada em anteriores exercícios. O banco tem uma carteira de crédito total de 52,9 mil milhões de euros, contra 51,3 mil milhões da CGD, diferença já superior a mil milhões de euros.

No entanto, o banco público continua a ser líder incontestado no crédito à habitação, com um saldo de carteira de 28,6 mil milhões de euros no final do ano passado, contra 19,6 mil milhões do Millennium bcp. No entanto, o banco de Paulo Teixeira Pinto apresentou um forte crescimento deste segmento, aumentando 23,8% no ano passado.

Nos depósitos de clientes, a CGD apresenta igualmente uma «confortável» liderança, com este tipo de aplicações a totalizar 49,6 mil milhões de euros no final do ano passado, contra 34,3 mil milhões de euros do BCP.

PUB

Relacionados

Últimas