Já fez LIKE no TVI Notícias?

Mais de 20 promotores de energia candidatam-se ao plano de eficiência

O Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Eléctrica (PPEC) para 2008 recebeu 140 candidaturas de 21 entidades promotoras, ascendendo o valor global candidato a financiamento a 51 milhões de euros.

Refira-se que o PPEC, promovido pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), pelo segundo ano consecutivo, tem como objectivo prioritário, apoiar financeiramente algumas iniciativas que promovam a eficiência e redução do consumo de electricidade nos diferentes segmentos de consumidores.

De acordo com o comunicado da ERSE, o processo de entrega de candidaturas ao PPEC para 2008 decorreu até ao dia 30 de Abril e foram recebidas dentro do prazo 140 candidaturas (76 tangíveis e 64 intangíveis), de 21 entidades promotoras com um investimento global candidato superior a 51 milhões de euros. Desta forma o valor candidato ultrapassou o quíntuplo do orçamento anual deste financiamento de 10 milhões de euros, até 2009.

PUB

Face ao PPEC de 2007 verificou-se assim «um aumento assinalável de candidaturas», quer em volume total dos montantes candidatos (mais 84%), quer em número candidaturas apresentadas (mais 94%).

As candidatas são então: Agência para a Energia (ADENE), Associação Empresarial da Região de Viseu (AIRV), Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS), Agência Regional de Energia e Ambiente do Algarve (AREAL), Agência Regional de Energia do Centro e baixo Alentejo (ARECBA), Agência Regional da Energia e Ambiente da região Autónoma dos Açores (ARENA), Cooperativa Eléctrica do Vale D`Este (CEVE), Associação Portuguesa de Defesa do Consumidor (DECO), Electricidade dos Açores (EDA), EDP Comercial, EDP Distribuição, EDP Serviço Universal, Associação de Energia do Entre o Douro e Vouga (EDV ENERGIA), Empresa de Electricidade da Madeira (EEM), Energia e Ambiente da Arrábida (ENA), Endesa Energia, Agência Municipal de Energia de gaia (Energaia), Iberdrola Portugal, Instituto de Engenharia Mecânica, Pólo IST (IDMEC), Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ) e Uníon Fenosa Comercial.

PUB

ERSE diz que 2008 vai ser ano mais eficiente

«Esta situação irá promover um concurso com forte carácter competitivo, sendo seleccionadas as medidas de melhor ordem de mérito classificadas de acordo com a métrica de avaliação, estabelecida nas regras do plano. A qualidade das medidas apresentadas perspectivam um ano de 2008 mais eficiente na óptica do consumo de energia eléctrica do que o ano de 2007», aponta a entidade reguladora.

A ERSE sublinha ainda que, nesta candidatura para o PPEC 2008, envolveu uma forte presença de promotores de carácter regional, «como é exemplo a apresentação de candidaturas por parte de diferentes agências regionais de energia e agências municipais».

Desta forma, a entidade seleccionará e aprovará as medidas a implementar no quadro da dotação orçamental aprovada, trabalho que estará concluído até ao dia 31 de Julho.

PUB

Últimas