Já fez LIKE no TVI Notícias?

Mais de 6.400 litros de leite apreendidos

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu mais de 6.400 litros de leite impróprio.

Na sequência da operação efectuada no passado dia 15 de Julho que levou à detenção em flagrante delito do proprietário de uma quinta no concelho de Vila Franca de Xira que se dedicava a abate clandestino e à produção de leite de animais com a doença da brucelose, a entidade fiscalizadora apreendeu leite de cabra (4.400 litros) e de ovelha (2.000 litros) no valor de 5.120 euros e uma viatura pesada de transporte avaliada em 30.000 euros.

O proprietário da quinta produtora do leite foi de novo detido, agora por crime de desobediência, anuncia a ASAE em comunicado.

PUB

Nesta acção da ASAE participaram 20 inspectores das Direcções Regionais de Lisboa e do Alentejo para além de Unidades Centrais de Investigação e Fiscalização (UCIF) que inspeccionaram também três queijarias no Alentejo e no Ribatejo onde apreenderam 4.849 queijos com o valor de 4.643 euros, para evitar uma possível contaminação dos consumidores com a febre de Malta.

Foram instaurados 3 processos-crime por suspeita de contaminação com leite brucélico e um processo de contra-ordenação por falta de documentação e rastreabilidade.

A quinta produtora deste leite mantém a ordem de suspensão de actividade enquanto prosseguem as investigações até ao apuramento total da dimensão desta ilicitude, concluem.

PUB

Últimas