Sobre os compradores que cotam em bolsa, 60% dos que lançaram uma OPA viram a sua cotação a cair, mas 40% dos casos subiu. Esta é uma das conclusões de um estudo da LLorente & Cuenca e do Grupo Intereconomía sobre as OPAS em Espanha.
Seja qual for o preço oferecido, os accionistas de uma empresa esperam até aos últimos dias para dar as ordens de venda das suas participações. No entanto, durante o processo produzem-se sempre declarações das partes e dos accionistas. «quanto mais comentem os accionistas da operação publicamente, mais difícil será manter o controlo sobre o processo», referem os responsáveis do estudo que aconselham «a uma estreita colaboração entre o departamento de relacoes com investidores, a direcção da empresa, os bancos de investimento, a equipa jurídico e a equipa de comunicação».
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«Quanto mais cedo começar essa cooperação, a comunicação será mais efectiva para alcançar os objectivos da empresa», acrescentam.
Relativamente ao tratamento dos meios de comunicação social a estas operações, o estudo sublinha que a sua atenção se prende não só pelo valor da oferta, mas também pelo sector em questão, sendo que os que despertam maior interesse são os sectores estratégicos como o da energia e da defesa.
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