Já fez LIKE no TVI Notícias?

Mariano Gago quer antecipar meta de compras electrónicas

Relacionados

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, desafiou quarta-feira as empresas de tecnologias a ajudarem a antecipar para 2007 a meta do Governo de ter 25% dos portugueses a comprar na Internet.

A meta do Governo era a de que um quarto da população portuguesa realizasse compras electrónicas em 2010, pelo que este desafio visa antecipar este objectivo em três anos.

Mariano Gago, que falava no jantar organizado pela Associação do Comércio Electrónico em Portugal (ACEP), no âmbito da 3ª Semana do Comércio Electrónico, disse que a presidência portuguesa da União Europeia, que acontecerá no próximo ano, seria uma óptima oportunidade para demonstrar a capacidade do país em termos de compras na Internet.

PUB

«Temos capacidade para pegar nessa montra [o que se faz em Portugal] e mostrar à Europa», disse o ministro.

Durante a presidência portuguesa «todos estarão à espera de ver se demos continuidade [objectivos traçados pela Estratégia de Lisboa] e se surpreendemos os outros como em 2000», adiantou Mariano Gago.

«O que temos de fazer em 2007 é sermos europeus e não sermos pequeninos», afirmou, acrescentando que existe pouco mais de um ano para provar a capacidade.

Gago admitiu que poderão haver entraves à aceleração do comércio electrónico, pelo que apelou à identificação dos mesmos.

No início, um dos bloqueios às compras na Internet era a questão de segurança, lembrou o ministro, adiantando que actualmente «existem mecanismos de confiança que estão a ser desenvolvidos como a certificação da qualidade, a informação exaustiva [sobre sites] e a preparação de um directório».

O ministro deu como exemplos de transacções electrónicas de sucesso em Portugal a Via Verde e o multibanco e defendeu que Portugal pode aprender com a organização do Mundial de 2006 a desenvolver comércio electrónico para eventos concretos.

PUB

«Temos de estar preparados para o comércio electrónico efémero, como campeonatos, turismo, concertos. É preciso tratar a sazonalidade como se fosse um grande evento», disse, adiantando que depois da recente visita que fez à Alemanha pretende trazer soluções de comércio electrónico, disponíveis em vários dispositivos como o telemóvel, para Portugal.

Mariano Gago considerou ainda que o comércio electrónico vai ser um grande impulsionador do turismo.

O ministro recordou que o comércio electrónico tem sido lento em termos de penetração no mercado externo e defendeu o investimento nos conteúdos em várias línguas.

Gago disse também que o comércio electrónico deveria ser ensinado nas universidades, de forma a profissionalizar o sector e acelerar a sua massificação.

PUB

Relacionados

Últimas