Já fez LIKE no TVI Notícias?

Media capital reforça IOL Talki com adaptador para telefone

Relacionados

O IOL, o operador da Internet do Grupo Media Capital, acaba de anunciar o lançamento de adaptador analógico e digital, que vai permitir novas formas de telefonar através do IOL Talki. O adaptador, com um custo que varia entre os 75 euros e os 90 euros, vai permitir fazer chamadas através da Internet utilizando o IOL Talki através do telefone fixo, avançou o administrador da Media Capital, Manuel Castelo-Branco, à margem do VoIP World Conference 2005.

A grande vantagem do adaptador é «permitir aos utilizadores fazerem chamadas grátis (entre IOL Talki) ou a preços reduzidos (para outros destinos), utilizando o telefone fixo que já tem em casa ou no escritório», explicou o responsável da empresa.

«Este é um passo que contribuirá para o abandono definitivo do serviço fixo telefónico tradicional e da correspondente assinatura que a grande maioria dos portugueses ainda tem de pagar», onde o IOL pretende ter um papel de «catalizador», acrescentou Manuel Castelo-Branco.

PUB

A oportunidade de negócio justifica-se já que o novo produto permite «aumentar o consumo, a fidelidade e a taxa de penetração no serviço de voz sobre IP».

O IOL Talki, desde o seu lançamento, tem registado um «franco crescimento», até porque está praticamente isolado no mercado de voz sobre IP. No entanto, o responsável da Media Capital escusou-se a adiantar números concretos, referindo apenas que esta forma de comunicação «permite poupar cerca de 87% face ao custo das chamadas da Portugal Telecom».

Como promoção de lançamento, o IOL Talki vai oferecer um mês de chamadas grátis para qualquer número fixo em Portugal, com limite de 500 minutos/mês.

IOL Talki exige investimento de 6 milhões de euros

No IOL Talki já foram investidos cerca de 6 milhões de euros, até ao momento, e a empresa pretende somar mais de 20 mil clientes no final deste ano, bem como atingir o break-even no final de 2007, referiu o mesmo administrador da Media Capital, Manuel Castelo-Branco.

Nos objectivos da empresa consta, ainda, a insistência com a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) para autorizar que cada utilizador do IOL Talki obtenha um número de telefone geográfico que lhe permita receber chamadas da rede fixa ou móvel. Uma situação que o responsável espera de que em Janeiro já esteja resolvida.

Até agora os utilizadores do serviço VOIP podem fazer chamadas para a rede fixa ou móvel, mas sem a numeração geográfica, só podem receber chamadas de outros utilizadores VOIP, o que restringe o crescimento do mercado neste serviço porque condiciona o tráfego.

PUB

Relacionados

Últimas