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IOL lança Talki e oferece chamadas grátis através da Internet (Actualização1)

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(Actualização1) O IOL, do grupo Media Capital, lança a partir de hoje a mais recente e inovadora forma de comunicar, o IOL Talki, tornando-se no primeiro operador português a oferecer ao mercado residencial um serviço que permite fazer chamadas telefónicas através da Internet para qualquer destino, tal como se fosse um telefone fixo ou um telemóvel.

O IOL Talki oferece chamadas grátis entre os utilizadores deste serviço, a qualquer hora e para qualquer parte do mundo. Com este novo produto é possível fazer chamadas para qualquer numero fixo, móvel e internacional, a preços muito mais económicos do que os praticados pelos principais operadores.

A Media Capital acredita que com este serviço de voz sobre IP alcançar até ao final deste ano cerca de 20 mil clientes.

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O investimento da Media Capital neste produto foi de 6.5 milhões de euros só em campanha publicitária. No que se refere ao investimento na componente técnica, o administrador da empresa, Manuel Castelo Branco, não divulgou valores.

«O IOL Talki nasce no contexto da banda larga, o segmento de acesso à Internet que mais cresce», já que até ao final do primeiro semestre deste ano já existiam cerca de 963 mil ligações e até ao final de 2005 estima-se que possam ultrapassar um milhão e cem mil», justificou Manuel Castelo-Branco, administrador da Media Capital Telecomunicações. A empresa admite ainda que foi uma opção não estar presente neste negócio, mas sentiu que «havia inúmeras oportunidades na banda larga, onde o IOL não podia ficar de fora», adiantou o mesmo administrador.

A Media Capital Telecomunicações (MCT) acredita que neste momento está «completa a primeira fase de penetração no mundo da Internet em Portugal, com a morte da banda estreita, e que no futuro vão haver dois tipos de operadores, os de infra-estruturas e os de serviços», afirmou Pedro Morais Leitão, administrador da Media Capital. Para este responsável, a MCT deverá afirmar-se como operador de serviços, já que «no curto prazo não vamos voltar a entrar no mercado de ADSL em Portugal».

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Preços são 60% mais baratos que na PT

A empresa acredita que os preços são competitivos, mesmo face aos mais agressivos dentro da rede PT. O Talki pratica um preço de «cerca de 0,4 cêntimos face a um cêntimo da PT por minuto, cerca de 60% mais barato». Mas as alterações vão mais além, já que o horário económico tem inicio às 19 horas face às 21 horas da PT, e não existe diferenciação nos preços das chamadas entre os operadores móveis.

Para evitar os «maus pagadores e eliminar o risco de cobrança», qualquer dos produtos IOL Talki funciona como pré-pago, permitindo um total controlo de custos, a que acresce a factura electrónica. Este tipo de factura é, aliás, utilizado como exemplo pelo administrador Manuel Castelo-Branco para explicar os preços baixos, «cada factura em papel representaria para nós um custo de um euro, logo, já estamos a poupar».

Para utilizar o IOL Talki é necessário efectuar o download do software no site, efectuando uma activação imediata. O serviço disponibiliza, ainda, «um conjunto de serviços adicionais, como as chamadas em espera, o voice mail, o reencaminhamento de chamadas, e futuramente chamadas em conferência», adianta a mesma fonte.

O serviço foi lançado com uma lacuna, os clientes vão poder efectuar chamadas, mas não vão poder receber, porque a ANACOM não deu «parecer positivo, ainda, ao favorecimento de uma gama de números de telefone para que os clientes possam ser contactados, mas acreditamos que se a ANACOM pretende liberalizar o mercado das telecomunicações, tem aqui uma ferramenta que vai analisar», acrescentando que por agora «começamos a ganhar tempo na captação dos clientes», segundo Manuel Castelo Branco.

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