Já fez LIKE no TVI Notícias?

Medidas do Governo recolhem aplauso da Moody¿s

Relacionados

A agência de ratings Moody¿s emitiu esta quinta-feira o seu relatório anual sobre Portugal e mantém a notação, aplaudindo as medidas do Executivo português.

A notação de Aa2, com outlook estável, é suportada «pela melhoria na gestão económica, medidas de estabilização de curto-prazo impressionantes, e reformas estruturais de longo-prazo, desenhadas para manter o nível da dívida numa tendência sustentável», pode ler-se no documento.

«Apesar de o rácio da dívida do Governo ter aumentado, com défices substanciais a verificarem-se desde 2001, os rácios de dívida são razoáveis, e existe um amplo consenso político para melhorar a situação orçamental, que contém muitos factores de rigidez», disse a vice-presidente da Moody's, Sara Bertin-Levecq, autora do relatório.

PUB

A mesma acrescentou que «o Governo português tem estado sob pressões intensas para reduzir o défice, que se situou nos 6% em 2005, e que foi assim o mais elevado da Zona Euro».

«Com o défice significativamente reduzido» para 4,6% em 2006, o orçamento do Governo para 2007 propõe-se a cortar o défice até aos 4% do PIB. «Assim, para alcançar a redução proposta, as despesas podem precisar de ser reduzidas em 2 mil milhões de euros», acrescentou a vice-presidente.

PUB

Relacionados

Últimas