Já fez LIKE no TVI Notícias?

MIBEL tem condições para arrancar em Julho

Relacionados

Condições «perfeitas» estão agora a ser «ultimadas por este Governo».

O Mercado Ibérico da Electricidade (MIBEL) deve ter reunidas todas as condições para arrancar em Julho, disse Carlos Tavares, presidente da Comissão de Mercados de Valores mobiliários (CMVM).

«A nossa vontade é que se concretizem todas as condições para a fusão da OMIP com a OMEL para que esta possa arrancar nos termos previstos», afirmou Carlos Tavares que se encontrava, hoje, numa audição no parlamento.

PUB

De acordo com o presidente do regulador, o MIBEL deveria estar a funcionar desde Abril de 2004, mas faltavam as condições «perfeitas», que estão agora a ser «ultimadas por este Governo».

Nestas condições, Espanha poderá vir a lançar um contrato a prazo da electricidade uma vez que Portugal perdeu a exclusividade dessa negociação. Uma questão que, para Carlos Tavares, era «essencial de negociar». «O Governo cedeu em alguns pontos anteriormente conquistados que eram importantes», referiu

Por outro lado, há uma compensação que é a de as regras acordadas imporem que os comercializadores adquiram com mínimo de 5% da energia através do mercado a prazo (Portugal) e, ainda, o pólo espanhol a contado ter a exclusividade na negociação spot de electricidade.

PUB

Relacionados

Últimas