Já fez LIKE no TVI Notícias?

Paralisação: Barcelona activa plano de emergência

Relacionados

Piquetes de camionistas impediram qualquer descarga no mercado grossista de Mercabarna

A câmara de Barcelona activou esta terça-feira o Plano Básico de Emergências Municipais (PBEM) em fase de pré-alerta para reduzir os efeitos que a paralisação dos camionistas está a ter na mobilidade e para garantir o abastecimento básico de alimentos.

A activação do plano inclui a criação de um grupo de trabalho reunindo representantes dos principais serviços da cidade, de Protecção Civil, a Ambiente, de Serviços Funerários a Bombeiros, Consórcio Sanitário e Mercabarna, um dos principais parques de distribuição alimentar da cidade.

PUB

O grupo avaliará o impacto das paralisações na circulação e acompanhará a distribuição de alimentos, bem como os serviços básicos essenciais, como hospitais, residências de idosos, prisões e escolas.

Esta terça-feira os piquetes de camionistas impediram qualquer descarga no mercado grossista de Mercabarna, o que significa que não foi possível aumentar as reservas que, actualmente, durariam apenas até quinta-feira.

Mais de 20 camiões de distribuição de alimentos estão retidos nas entradas do mercado onde na segunda-feira apenas se conseguiu descarregar oito por cento do peixe que normalmente ali chega.

Entretanto o secretário de Estado da Segurança, Antonio Camacho, garantiu que os serviços públicos essenciais funcionarão correctamente e que produtos «absolutamente necessários» como combustível, medicamentos e alimentos estarão à venda, apesar da greve.

O maior bloqueio, nesta altura, mantém-se nas zonas da fronteira entre Espanha e Fança onde se estima que estejam já estacionados mais de 2.500 camiões.

PUB

As principais cidades espanholas viveram hoje uma manhã caótica nos acessos com longas marchas lentas de camionistas a causarem filas que em alguns locais chegaram aos 15 quilómetros.

A afluência de consumidores às grandes superfícies continua a aumentar, com longas filas nas entradas dos parques de estacionamento, em alguns casos ainda muito antes das lojas abrirem as portas.

Um número significativo de postos de abastecimento em Madrid e Barcelona ficaram sem combustível na segunda-feira devido à grande afluência de consumidores.

PUB

Relacionados

Últimas