Já fez LIKE no TVI Notícias?

Petróleo leva preço da gasolina a bater maior recorde de sempre

Relacionados

A Repsol aumentou o preço dos combustíveis esta quarta-feira, pressionada pelos valores recorde das cotações de petróleo nos mercados internacionais.

O preço da gasolina de 95 octanas atingiu o valor mais elevado de sempre. O preço por litro aumentou de 1,288 para 1,307 euros por litro.

Fonte oficial da Repsol afirmou, em declarações à «Agência Financeira», que as petrolíferas têm sentido uma maior pressão para aumentar o preço das gasolinas, devido à maior procura desse combustível nos Estados Unidos da América, «uma questão de sazonalidade».

PUB

Já o preço da gasolina de 98 octanas subiu para 1,418 euros por litro.

O gasóleo, também, não escapou à actualização de preços e cada litro custa a partir desta quarta-feira 1,059 face aos 1,056 cobrados até terça-feira.

A Repsol em cinco dias procedeu a duas subidas, já que a última actualização, anterior ao dia de hoje, ocorreu a 8 de Abril. Em Março, a última subida de preços foi efectuada a dia 29.

A mesma fonte da empresa acrescenta que a actualização de hoje reflecte, obviamente, a cotação do petróleo nos mercados internacionais. Recorde-se que o Brent, negociado em Londres, atingiu já esta semana o valor mais elevado dos últimos 25 anos, ao cotar próximos dos 70 dólares por barril.

Também, em Nova Iorque o petróleo está a valer mais de 69 dólares por barril. O preço do ouro negro não estava tão caro desde Agosto, altura em que o Furacão Katrina parou parte da produção do Golfo do México.

A subida do crude é resultado da instabilidade internacional. Os Estados Unidos e Israel condenam a decisão do Irão, quarto maior produtor do mundo, de produzir energia nuclear.

PUB

A imprensa norte-americana já tinha dado indícios que a Administração Bush preparava uma operação militar contra o Irão, algo que o Presidente já negou.

Também, a Nigéria, outro importante produtor de petróleo, reduziu a produção em 500 mil barris por dia devido às operações militares de forças rebeldes.

Em Portugal, os consumidores já estão a ser afectados pela subida, sendo que nas próximas semanas são esperadas novas subidas de combustível.

PUB

Relacionados

Últimas