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Portugueses com poucas queixas das agências de viagens

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Os turistas portugueses estão cada mais conscientes dos seus direitos, mas tendo em conta o número de pacotes turísticos organizados pelas agências de viagens, pode dizer-se que têm poucas queixas do que compram para as suas férias.

De Janeiro e até 15 de Novembro, o provedor do cliente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens (APAVT), José Vera Jardim, recebeu pouco mais de 700 queixas de turistas portugueses, perspectivando que até ao final do ano este número suba para cerca de 800.

«Sensivelmente, o mesmo número que no ano passado», disse à margem do XXXII Congresso Nacional da APAVT, que decorre em Ponta Delgada, nos Açores.

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«Estamos numa fase de estabilização. Este número significa poucas queixas face às viagens organizadas. Estamos a falar de queixas em cerca de 600 viagens», quando, só em pacotes turísticos, a APAVT estima que sejam vendidos cerca de 300 mil. De qualquer forma, Vera Jardim também admite que «há muita gente que não se queixa».

Alteração do programa de viagem é queixa recente

Segundo Vera Jardim, as razões das queixas mantêm-se: atrasos nos voos e más condições nas viagens, sobretudo no que diz respeito ao conforto, e alterações de programas, que vão desde horários modificados, itinerários e excursões mudadas, bem como mudanças de hotéis por «overbooking» na época alta.

«O consumidor português está cada vez mais consciente dos seus direitos. As pessoas estão mais atentas e reclamam, e bem, já que se há programa (de viagem) este é para cumprir», afirmou no encontro com a imprensa.

Das cerca de 700 queixas recebidas até agora, cerca de 60 por cento, e à semelhança dos outros anos, tiveram decisão favorável (integral ou parcialmente) ao cliente.

Vera Jardim garante que as queixas costumam levar três a quatro meses a serem apreciadas e que em pelo menos «99,9% das vezes, as decisões são acatadas pelas agências», que ressarciam o cliente, mas que normalmente depois vão cobrar aos operadores - os principais responsáveis, segundo o provedor - quando algo corre mal com as férias dos portugueses.

* A jornalista viajou a convite da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT).

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