Já fez LIKE no TVI Notícias?

Prestação mensal da casa subiu 68 euros num ano

Relacionados

Os portugueses pagaram, em média, mais 800 euros no último ano, pelo seu crédito à habitação.

Com os juros do mercado interbancário a subir 45% entre Março de 2006 e igual mês deste ano, uma família de três pessoas, com um rendimento anual de 35 mil euros e um empréstimo a 30 anos de 100 mil euros, viu a sua prestação subir de 435,21 euros em Março do ano passado, para 503, 36 euros actualmente, mais 68 euros em cada mês, de acordo com uma simulação feita pelo «Diário de Notícias».

A decisão ontem tomada pelo Banco Central Europeu (BCE), de subir as suas taxas directoras em mais 0,25 pontos, para 3,75% (o nível mais alto desde Setembro 2001), não traz boas notícias para as famílias portuguesas. Apesar de os consumidores já estarem a pagar taxas daquele nível, a Euribor a 6 meses, o indexante mais usado para o cálculo dos juros, aplicada aos novos contratos celebrados em Março está nos 3,944%, a perspectiva é de novas subidas até final do ano.

PUB

Com efeito, alguns analistas prevêem que as taxas directoras do BCE cheguem aos 4,25% no final do ano, o que significa juros bem acima dos 5% nos contratos de crédito à habitação. Com taxas nestes valores, a mesma família que actualmente paga uma prestação mensal de 503 euros verá a sua «factura» mensal a pagar ao banco passar para um valor em torno dos 540 euros.

PUB

Relacionados

Últimas