Já fez LIKE no TVI Notícias?

Prestações do crédito habitação voltam a subir este mês

As taxas de juro estão a subir e as prestações do crédito habitação também. A Euribor a seis meses, a que está indexada a maioria dos contratos de crédito habitação, subiu cerca de 10% no mês de Novembro, para os 2,5%, a antecipar o aumento das taxas de juro do Banco Central Europeu (BCE).

A instituição financeira, que reúne esta manhã, deverá aumentar a taxa de juro de referência para a Zona Euro dos 2%, valor em que se encontra desde meados de 2003 e que é o mais baixo das últimas seis décadas, para 2,25%. Uma subida ainda moderada, mas que deverá ser a primeira de várias.

A confirmar-se, esta subida das taxas vai contra a vontade dos Governos dos países que aderiram à moeda única, e contraria mesmo as recomendações de vários organismos internacionais, devido à fragilidade da retoma económica europeia. No entanto, e apesar dos elevados preços do petróleo, a inflação parece estar controlada e não existem grandes pressões inflacionistas.

PUB

Os especialistas dizem que Portugal será dos mais penalizados pelo aumento das taxas e, ao nível das famílias, o endividamento, que atingiu já 117% do rendimento disponível no ano passado, deverá ficar mais difícil de suportar.

Para se ter uma ideia, com a subida esperada para hoje nas taxas de juro, e para um crédito habitação de 100 mil euros a 30 anos, a prestação mensal estará actualmente abaixo dos 370 euros. Com a subida das taxas passará para mais de 382 euros, ou seja, um aumento mensal de mais de 12 euros. Mas depois desta primeira subida, mais se seguirão em 2006 e portanto é de esperar que ao longo do próximo ano as prestações aumentem ainda mais.

O BCE tem dito que não pretende efectuar uma sequência de subidas nas taxas, como aconteceu nos EUA, mas os especialistas falam de um aumento de quase 1 ponto percentual até ao final do ano que vem.

PUB

Últimas