Já fez LIKE no TVI Notícias?

Prestações do crédito habitação voltam a subir

Relacionados

As taxas de juro, nomeadamente a Euribor a seis meses, atingiram esta quarta-feira o valor mais alto dos últimos três anos e meio.

A Euribor a seis meses meses, a mais usada nos créditos à habitação, já está próxima dos 3,10% , o que quer dizer que as prestações dos empréstimos para comprar casa vão subir .

Mas esta quarta-feira, as taxas de juro interbancárias da Zona Euro (Euribor) subiram em todos os prazos.

PUB

O mercado continua a especular sobre uma subida dos juros de referência do Banco Central Europeu (BCE), já na próxima semana.

A subida dos juros vai ter um forte impacto no bolso das famílias portuguesas, que ao contrário dos restantes europeus, se mostram cada vez mais pessimistas e endividadas.

Por exemplo, para um crédito à habitação de 100 mil euros, indexado à Euribor a 6 meses a prestação vai subir para 510 euros, ou seja mais de 30 euros do que há apenas seis meses, o que se traduz num agravamento de 7% na factura de compra da casa.

Negociar uma margem do banco mais baixa, o famoso spread, e alargar o prazo do empréstimo são duas opções para tentar baixar os encargos mensais com a compra de casa.

Recorde-se que a Euribor é uma taxa interbancária (média das taxas de oferta de fundos praticada entre bancos), resultante de um painel de 57 bancos de países da União Europeia e de países terceiros, escolhidos por serem particularmente activos no mercado do euro.

A Euribor é também a taxa de referência (indexante) usada no cálculo da taxa de juro nos empréstimos à habitação.

PUB

Relacionados

Últimas