Já fez LIKE no TVI Notícias?

Privatização da RTP gera polémica entre PS e PSD

Relacionados

O deputado socialista Arons de Carvalho classificou hoje como «péssima» e «absolutamente populista» a proposta do PSD para privatizar o canal 1 da RTP, considerando que prejudicaria «gravemente» o serviço público.

«É uma medida absolutamente populista e que contraria as posições que o PSD tem vindo a assumir nos últimos anos», disse à agência «Lusa» Arons de Carvalho, secretário de Estado da Comunicação Social nos Governos de António Guterres.

A notícia de que o PSD pretende apresentar uma proposta de privatização da RTP é avançada na edição de hoje do semanário Sol, que adianta que se trata de um projecto que «terá o aval de Francisco Pinto Balsemão».

PUB

Em declarações à Lusa, o deputado do PSD Agostinho Branquinho considerou mesmo «duvidoso pedir aos portugueses para continuarem a sustentar um canal generalista igual aos outros».

Os principais argumentos utilizados pelos sociais-democratas para defender a privatização da RTP1 são os custos elevados da televisão pública e o facto de não existirem, actualmente, «diferenças nenhumas» em relação à programação que é oferecida pelos canais privados da SIC e da TVI.

Instado a comentar a proposta social-democrata, Arons de Carvalho rejeitou os argumentos apresentados pelo PSD, considerando que, pelo contrário, a privatização do canal 1 da RTP «sairia mais caro» e levaria a uma «diminuição da diversidade de programação».

«O serviço público sairia mais caro, pois o canal 2 seria mais caro que é actualmente», sustentou o deputado socialista, acrescentando que, além disso, «a oferta da televisão ficaria muito mais pobre».

«É uma medida que prejudicaria gravemente o serviço público e a televisão portuguesa em geral», sublinhou.

Apesar do PSD defender a privatização do canal 1 da RTP, proposta que deverá ser incluída no programa eleitoral do partido para as legislativas de 2009, os sociais-democratas já anunciaram que não irão para já avançar com nenhuma iniciativa nesse sentido.

«Não há pressa nenhuma em apresentar esta proposta que, agora, obviamente, seria chumbada pela maioria socialista», reconheceu o deputado social-democrata Agostinho Branquinho.

PUB

Relacionados

Últimas