Já fez LIKE no TVI Notícias?

Produção alimentar e das bebidas aumenta 24,4% em Novembro

Relacionados

O índice de produção das indústrias alimentares e das bebidas apresentou uma subida de 24,4%, em Novembro de 2005, em relação ao mês anterior, revela um estudo do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Relativamente à produção de tabaco, a variação foi de mais 11%, face ao mês de Outubro, mas sendo negativa face ao mês homólogo, de menos 22,1%.

Já relativamente ao índice de preços, na produção das indústrias alimentares e das bebidas, diminuiu 0,9% em Novembro, e face ao mês anterior. Além disso, este índice não apresentou variação em relação ao mês homólogo. No caso da indústria do tabaco, em relação ao mês anterior, o índice de preços não registou qualquer variação.

PUB

Quanto ao volume de negócios, nas indústrias alimentares e das bebidas, no mês de Novembro de 2005, registou uma variação positiva de 2,3%, em relação ao mês de Outubro. O índice de emprego nas indústrias alimentares e das bebidas apresentou um comportamento negativo face ao mês anterior de menos 0,7%.

Gripe das aves afecta sector avícola

Em Novembro de 2005, a conjuntura no sector avícola gerada pela divulgação das notícias relativas à expansão do vírus da «gripe das aves» manteve-se, repercutindo-se na quebra do consumo, diminuição das vendas e dos preços da carne de aves. A dificuldade em colocar no mercado a produção existente obrigou, como medida de emergência, à congelação da carne, criando stocks nos matadouros.

As condições meteorológicas ocorridas em Dezembro, acentuado arrefecimento nocturno com formação de geadas e precipitação fraca e espaçada, tiveram um impacto positivo na agricultura, permitindo a realização dos trabalhos agrícolas em curso. As actuais previsões de área para o ano agrícola 2005/06, não obstante as condições meteorológicas favoráveis, apontam para a redução da superfície cerealífera, face ao ano anterior.

PUB

As previsões agrícolas, em 31 de Dezembro, apontam para a redução da superfície cerealífera, face ao ano anterior.

A seca de 2005 afectou a produção dos olivais que, no entanto, apresentam um bom estado sanitário, perspectivando-se uma campanha oleícola de qualidade.

O INE avança ainda que, em Novembro, o peso limpo do gado abatido e aprovado para consumo foi de 41 396 toneladas, o que representou um aumento de 4,4%, face a igual mês do ano anterior, sobretudo devido ao maior volume de abate registado na espécie suína (mais 9,3%).

Quanto ao peso limpo total de aves e coelhos abatidos e aprovados para consumo, em Novembro, foi de 21.979 toneladas, o que representou um ligeiro decréscimo de 0,4%, face ao mês homólogo de 2004.

Quando comparada com o mês homólogo de 2004, a produção de frango, em Novembro de 2005, apresentou um aumento de 8,2%. Pelo contrário, a produção de ovos de galinha para consumo registou uma redução significativa de 13,5%, face ao mês homólogo de 2004, não tendo ultrapassado as 7,7 mil toneladas.

PUB

A recolha de leite de vaca, em Novembro, foi de 142 mil toneladas, quantidade superior em 1,7% à registada em igual mês do ano anterior. Quanto aos produtos lácteos, em Novembro de 2005, houve um decréscimo da produção (menos 0,8%).

Em Novembro de 2005, e em relação ao mês anterior, registou-se uma quebra de 1,6% no índice de preços dos produtos agrícolas no produtor. Esta descida deveu-se às variações observadas tanto no índice de preços dos produtos vegetais (menos 1,5%) como no índice de preços dos animais e produtos animais (menos 1,7%).

No mês de Setembro, e em relação ao mês anterior, o índice de preços de bens e serviços de consumo corrente na agricultura aumentou 2,3%. O índice de preços dos bens de investimento, para o mesmo período, registou uma variação inferior de 0,5%.

Já a quantidade de pescado descarregado, em Novembro, foi inferior em 10,9% relativamente ao mês homólogo do ano anterior, tendo em valor descido 1,2%.

PUB

Relacionados

Últimas