Já fez LIKE no TVI Notícias?

PT e Sonae estudam venda de electricidade

Relacionados

A Portugal Telecom e a Sonaecom estão a avaliar as novas áreas de negócio que envolvem eléctricas internacionais.

Primeiro foram as eléctricas a investirem nas telecomunicações. Mas os tempos mudaram e novas tendências se impuseram. O negócio da comercialização de energia está agora a despertar o apetite de empresas como a Portugal Telecom (PT) e a Sonaecom, noticia o «Diário Económico».

O mesmo jornal sabe que as duas operadoras têm vindo a estudar esta oportunidade, embora os projectos estejam ainda longe de passar à fase de concretização.

PUB

A aproximação aos grupos eléctricos surge na sequência da liberalização total deste mercado e numa altura em que o sector das telecomunicações está a sofrer profundas alterações, com o aumento da concorrência e a convergência de produtos. O que na prática significa que a evolução tecnológica permite hoje a oferta de serviços móveis e fixos, independentemente do equipamento utilizado.

A grande mais valia dos operadores de telecomunicações neste processo é a sua vasta carteira de clientes.

O presidente da Sodesa, uma «joint-venture» entre a Sonae e a Endesa, revela que este dossier está a ser equacionado relativamente à Novis e à Optimus. Francisco Rueda realça, porém, que não há ainda condições no mercado eléctrico para avançar. Ou seja, os mecanismos de preço não garantem tarifas competitivas e também não há flexibilidade no fornecimento de electricidade. Mas uma coisa é certa: se conseguirem entrar no segmento dos domésticos, esta possibilidade volta a colocar-se.

No caso da PT a ideia da aproximação às empresas de electricidade surgiu ainda durante o mandato de Miguel Horta e Costa. O tema chegou a a ser aflorado no âmbito da comissão estratégica e do conselho consultivo da operadora nacional. No entanto, o processo não foi além da mera reflexão e não chegou à fase de elaboração de quaisquer estudo de viabilidade. Nessa altura, em meados de 2005, a Oni ponderava avançar com o seu projecto de «power line». Tecnologia que consistia na oferta de telecomunicações através da rede eléctrica da EDP, a principal accionista da Oni.

PUB

Relacionados

Últimas