Já fez LIKE no TVI Notícias?

Subida das taxas de juro à vista com pressões sobre inflação

Relacionados

O Banco Central Europeu (BCE) deixou hoje antever uma subida das taxas de juro para breve, ao alertar que as pressões inflacionistas na Zona Euro estão a crescer.

O presidente da instituição, Jean-Claude Trichet, disse em conferência de imprensa que as pressões sobre a inflação continuam a existir. A estabilidade de preços, que é um dos objectivos prioritários da política monetária do banco central, pode assim estar ameaçada. Como tal, sobem as probabilidades do BCE aumentar, já em Março, o preço do dinheiro na Zona Euro, como esperam os especialistas.

Na reunião de hoje, o BCE manteve ainda as taxas de juro de referência nos 2,25%. Mas, com a inflação a subir, uma subida das taxas começa a tornar-se cada vez mais previsível.

PUB

Por outro lado, e apesar dos sinais de retoma moderada na Europa, o BCE considera que estão reunidas condições para que o crescimento da economia aumente e permaneça forte e que o consumo privado recupere.

A pressionar a inflação está a elevada massa monetária em circulação e ainda as baixas taxas de juro, que têm funcionado como um forte estímulo ao crédito e ao endividamento.

PUB

Relacionados

Últimas