Já fez LIKE no TVI Notícias?

Trabalhadores da PT querem «golden share» e reforço da posição do Estado

Os trabalhadores da Portugal Telecom querem que o Estado português mantenha a golden share que tem na empresa e que porventura reforce a sua posição, de modo e evitar Ofertas Públicas de Aquisição como a que foi lançada pela Sonae.

A Comissão de Trabalhadores da PT tem a noção que «o avanço desta OPA está dependente da posição do accionista Estado, uma vez que este pode intervir através da Golden Share impedindo a desblindagem dos estatutos que só pode ser feita em Assembleia Geral de Accionistas. Se o Governo seguir a mesma lógica da última Assembleia em que não aceitou a alteração dos estatutos e obrigou a Telefónica a vender a parte da sua participação, que excedia os 10% previstos nos estatutos, a operação cai por terra», diz em comunicado. E é esta a esperança da Comissão, que «defende a manutenção da blindagem dos estatutos e do controlo do estado sobre a empresa através da Golden Share e do aprofundamento da sua posição accionista como uma forma mais segura de acautelar os interesses nacionais».

«Neste quadro, duas hipóteses se colocam: ou Belmiro de Azevedo teve luz verde para avançar com a OPA através da garantia de que os obstáculos seriam removidos, ou então por detrás desta iniciativa estarão outros objectivos que ainda não descortinámos», dizem no comunicado emitido.

PUB

«A CT, no momento que estamos a viver, propõe à Administração da PT o uso dos 8 dias que a lei lhe confere para tomar posição, evitando assim decisões precipitadas», acrescentam.

PUB

Últimas