Já fez LIKE no TVI Notícias?

Turismo algarvio quer investimento focado em poucos projectos

Relacionados

A Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA defende que os recursos financeiros disponíveis sejam concentrados num número limitado de projectos de índole regional, designadamente os previstos na Revisão do Plano Regional de Ordenamento do Algarve (PROTAL).

Por outro lado, a AHETA mostrou-se disponível para colaborar na construção de uma nova Estratégia de Desenvolvimento Económico e Social para o Algarve, centrada no facto de a prosperidade actual e futura da região depender, cada vez mais, da actividade turística, refere a associação num parecer enviado à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região do Algarve (CCDRA).

A AHETA considera ainda que os dois principais projectos de escala regional e de intervenção nacional a serem considerados, devem ser, por um lado, a requalificação da N125 e a sua extensão até Sagres e, por outro, o fomento e criação de actividades económicas sustentáveis e «exportadoras» no «Interior do Algarve», cuja desertificação humana e física deve ser invertida, nomeadamente através do desenvolvimento de actividades turísticas e afins.

PUB

Embora conscientes que estas propostas contrariam a corrente dominante e representam uma ruptura com o que tem sido feito na região, a AHETA realçou, mais uma vez, que o Algarve não pode continuar a aceitar passivamente o princípio da distribuição de fundos «per capita», tal como aconteceu no passado.

Para a AHETA o que está em causa é apoiar não apenas os cerca de 400 mil residentes, mas também e, sobretudo, uma actividade económica (turismo) com um papel exportador significativo a nível nacional e, por conseguinte, produtora de riqueza para o país.

A AHETA salientou ainda junto dos responsáveis regionais a necessidade de justificar e assumir claramente este posicionamento, caso contrário a posição regional, por tradição já enfraquecida, corre o risco de sair mais debilitada no futuro próximo.

PUB

Relacionados

Últimas